Existe uma passagem no diafragma (músculo que divide o tórax do abdome e auxilia na respiração) por onde passa o esôfago, órgão que começa na região do pescoço e leva a comida ingerida para o estômago. Essa passagem foi denominada de hiato esofágico.
Às vezes, as estruturas que mantêm a parte inferior do esôfago no lugar certo sofrem um afrouxamento ou o hiato se alarga, permitindo a passagem do estômago e conteúdo do abdome em direção ao tórax. Formando assim a hérnia. Existem dois tipos clássicos de hérnia de hiato, podendo ser por deslizamento (a transição entre o estômago e o esôfago, projeta-se para cima do diafragma) ou por rolamento (paraesofágica) em que a transição entre o esôfago e estômago se encontra na posição habitual, porém outras partes do estômago e conteúdo do abdome se insinuam pelo alargamento do hiato.
Geralmente relacionados a indigestão e refluxo gastroesofágico esse tipo de hérnia pode estar relacionado a inflamação do esôfago (esofagite) e uma doença chamada esôfago de Barret, que pode predispor ao câncer.
Muitas vezes, o médico pode enxergar uma hérnia de hiato grande pela radiografia torácica. Ou então pela deglutição de contraste, o qual é bebido antes da realização de uma série de radiografias, delineando o esôfago, facilitando a identificação das anormalidades. Ou até mesmo durante uma endoscopia digestiva alta, onde o médico, por meio do endoscópio, examina o esôfago.
Nem todas as hérnias hiatais precisam de tratamento. Caso ocorram sintomas de refluxo, esofagite ou disfagia (dificuldade de engolir e se alimentar) uma avaliação médica especializada deve ser realizada. Algumas vezes faz-se necessário o tratamento cirúrgico conhecido com hiatoplastia, geralmente associada a uma fundoplicatura (confecção de uma espécie de cálculo com o estômago) para se evitar o refluxo gastroesofágico. Podendo ser feita por uma pequena incisão no abdome através do método da laparoscopia ou até mesmo cirurgia robótica.
Alguns métodos para evitar são:
- Diminuir o consumo de comida gordurosa ou muito temperada;
- Evitar bebidas com gás e diminuir a ingestão alcoólica;
- Comer lentamente, mastigar bem e com espaço de três horas entre as refeições;
- Evitar refeições pesadas antes de dormir;
- Caso esteja acima do peso, buscar emagrecer;
- Parar de fumar.