Tumores Periampulares

Surgindo em torno da região periampular, esse tumor afeta uma área anatomicamente complexa. Se constitui próximo ao canal biliar comum com o canal pancreático de Wirsung. Através da ampola de Vater, que reveste o esfíncter de Oddi, ela se exterioriza para o duodeno.

Imagem Tumores Periampulares

O sintoma e sinal mais frequente é o aparecimento da icterícia, infelizmente um sintoma já evidenciado na doença avançada. Tendo início nas escleras e nas mucosas. Outro sintoma comum é a perda de peso progressiva, acompanhada da anorexia (perda do apetite). A dor abdominal, a síndrome de obstrução gástrica, pancreatite aguda e hemorragia digestiva alta, também podem ser sintomas de tumores periampulares.

Seu diagnóstico pode ser feito por análises laboratoriais, ultrassonografia abdominal, ultrassonografia endoscópica, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.

O tratamento visa a remoção cirúrgica completa do tumor quando estes estão localizados na região periampular, a técnica mais utilizada é a duodenopancreatectomia de Whipple e suas variantes. Caso haja metástase, o tratamento é paliativo e o método de controle da doença é a quimioterapia podendo ou não se associar à radioterapia.

Para evitar tumores periampulares, opte pelo estilo de vida saudável como:

• Boa alimentação;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Evitar álcool;
  • Evitar tabaco;
  • Manter o nível de gordura corporal adequado, evitar sobrepeso e a obesidade;